EXERCÍCIO X SONO


O quanto o exercício influencia na qualidade do sono

Uma das principais mudanças no processo de envelhecimento é a redução do sono profundo, levando ao despertar sucessivas vezes durante a noite.

O sono pode ser dividido em duas categorias, REM (rapid eye moviment) e non-REM. O último pode ser divido em 4 estágios, sendo os dois últimos relacionados a recuperação fisiológica.

O exercício, principalmente aeróbico, ajuda a restabelecer o equilíbrio e organização do sono, possivelmente por modular a atividade da serotonina, que parece ser o mediador responsável pela melhora do sono em idosos praticantes de atividade física.

Acredita-se que a síntese dos fatores relacionados ao sono parece ocorrer durante o dia, especialmente durante condições de elevada atividade cerebral, como atenção sustentada e exercício prolongado. Além disso, a temperatura cerebral parece ter sua contribuição para a melhora do sono, visto que durante a atividade física temos um aumento da taxa metabólica, fato que explica o porque se observa indivíduos treinados um maior nível dos estágios 3 e 4 do sono non-REM além do próprio sono REM.

O mecanismo envolvido nessa melhora do sono através dos exercícios se dá pelo fato que durante o exercício, principalmente o aeróbico, temos um aumento da quebra de gordura estimulada pelo aumento da descarga adrenérgica no corpo, o que leva a uma maior liberação de ácidos graxos na corrente sanguínea. Esses níveis aumentados de ácidos graxos no plasma levam a um deslocamento do Triptofano armazenado na Albumina, já que competem pelos mesmos sítios de ligação, aumentando então os níveis de Triptofano livre e contribuindo para sua penetração no Sistema Nervoso Central para assim aumentar a produção de Serotonina.

Referência Bibliográfica

M.O. Melancon et al. / Pathologie Biologie 62 (2014) 276-283

Até a próxima!

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