top of page

DIETAS DA MODA


DIETAS DA MODA

POR DRA. CAROLINA LYRIO

Reduzir medidas como em um passe de mágica é o desejo de milhares de pessoas; por isso dentro desse conceito as dietas intensivas para perder peso em um curto espaço de tempo aparecem como a única solução para quem briga com a balança.

Alguns métodos já conhecidos do grande público são dietas que ganharam status graças aos seus adeptos famosos, reportagens em revistas, blogs e o marketing das indústrias de alimentos, dentre elas vem ganhando notoriedade as Dietas do HCG, Jejum Intermitente, Paleolítica, Detox (sucos), Dukan/ Proteína, Low Carb, sem glúten ou lactose , são várias as opções para quem quer ter uma fórmula pronta. O que vemos é que essas dietas generalizadas e com promessas de perda de peso rápido continuam trazendo algum tipo de prejuízo para a saúde se não forem prescritas e acompanhadas por um profissional capacitado.

Qualquer dieta radical funciona a curto prazo, mas os efeitos colaterais dificilmente compensam os quilos perdidos. Além de deixarem as pessoas fracas e sem energia, não promovem uma mudança de hábito. E não existe milagre: para emagrecer é preciso aprender a comer sempre moderadamente e praticar atividade física.

É recomendado a perda moderada de peso (de 800 g a um quilo por semana) para que a pessoa não elimine, em vez de gordura, apenas água e massa magra — ou seja, proteínas dos músculos.

A questão vem tomando tamanha proporção, que a obsessão pelos benefícios nutricionais pode ser mesmo considerada um distúrbio alimentar. As pessoas passaram a ter medo da comida normal, um exagero evidente, que tem por trás o marketing das indústrias de alimentos, que torna seu produto sempre melhor que do concorrente e o coloca como salvação para má alimentação e falta de exercícios, estresse, poluição e excesso de afazeres do dia a dia. Essa indústria do marketing gera milhões em lucro para empresas e deixa o consumidor desorientado na hora de escolher o que vai levar para casa.

Transformar um alimento em vilão é um exagero, e não trará os benefícios que uma alimentação equilibrada com ingredientes frescos, sem uso de conservantes e aditivos dos alimentos ultraprocessados pode trazer a sua saúde. A substituição de ingredientes tradicionais por novos alimentos, vistos como milagrosos, vêm sendo considerado o caminho mais curto para alcançar o ideal de boa forma e saúde e isso não é verdadeiro.

Para ter uma alimentação saudável todos os alimentos devem ser consumidos o mais próximo do natural e em quantidades moderadas. O que essas pessoas, que buscam efeitos milagrosos e imediatos, precisam compreender é, que quando buscamos um acompanhamento adequado, conseguimos reduzir sintomas de compulsão alimentar, melhorar a disposição física, otimizar o metabolismo, corrigir carências nutricionais, que podem ser os possíveis gatilhos que atrapalham a dieta. E, não podemos tentar corrigir a curto prazo erros alimentares cometidos a longo prazo, uma vez que essa prática pode resultar em prejuízos a própria saúde.

Então, o caminho seguro e (eterno?) para evitar o efeito sanfona e ter saúde, continua sendo através de uma reeducação alimentar planejada de forma individualizada por um Nutricionista.

CONTATO

Dra.Carolina Lyrio

Nutricionista Clínica Especialista em Fitoterapia, Esporte e Ortomolecular

Av. Gov. Leonel de Moura Brizola, 1.217 sala 508 - Centro - Duque de Caxias - RJ

Telefones: (21) 3842-5877 (21) 99967-8326

lyrio.carol@gmail.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page